Mas para mantermos essa energia, precisamos observar alguns cuidados.
Em qualquer lugar que chegam é só alegria, com sua energia e seu carisma, os Golden´s alegram qualquer lugar com sua presença! Para tanto, devemos cuidar e ajudá-los a serem saudáveis, pois assim, viveram mais tempo ao nosso lado, sempre com essa disposição característica da raça.
Agora, como todo cão, eles também envelhecem, e passam a exigir maiores cuidados.
Se você deseja ser um tutor de Golden Retriever, ou se já possuí um, fique atento aos seguintes problemas de saúde.
Tanto na doença renal crônica quanto na aguda, o que acontece, basicamente, é uma lesão nos néfrons, estruturas responsáveis pela filtragem do sangue e eliminação da urina.
A grande diferença é que o quadro crônico perdura por mais de três meses e é irreversível, mas com o tratamento correto é totalmente possível garantir uma boa qualidade de vida ao cãozinho portador da doença. Já o quadro agudo é mais agressivo e se caracteriza pela perda das funções renais, precisando de tratamento imediato para ser revertido.
Embora as causas para cada quadro possam variar, uma coisa é certa: algumas raças de cachorro têm maior predisposição para esses problemas.
A doença crônica, por exemplo, costuma afetar cães das raças Doberman e Bull Terrier, enquanto a aguda afeta o Golden Retriever e o Poodle.
A insuficiência renal em cachorro é uma grave doença que ocorre quando os rins param de funcionar como deveriam, comprometendo a saúde do cãozinho. Por se tratar de uma doença crônica, essa enfermidade não tem cura, mas deve ser tratada assim que houver qualquer suspeita de que o cachorro está com a doença.
Com o tratamento e acompanhamento correto de um profissional, é possível garantir uma boa qualidade de vida ao seu amigo de quatro patas.
Além do mais, vale destacar que a insuficiência renal em cães geralmente surge apenas na terceira idade. Contudo, algumas raças, como o Rottweiler e o Beagle, têm maior predisposição genética para a doença e, por isso, é importante redobrar a atenção com esses cães.
Ao perceber um ou mais sintomas de insuficiência renal em cães, é imprescindível levar seu doguinho para uma consulta com um médico veterinário para saber o que está acontecendo, de fato.
Se a doença for detectada ainda no início, o cachorro com insuficiência renal normalmente passa por tratamentos mais tranquilos, que são baseados em fluidoterapia (soro) e medicamentos específicos para a proteção do estômago e do fígado. No entanto, se o quadro do animal já estiver mais avançado, fica mais difícil de corrigir esse problema e são grandes as chances de ter que submeter o cachorro com insuficiência renal a procedimentos como a hemodiálise.
Mas lembre-se: todo o processo de tratamento sempre devem ser acompanhado por um profissional e, nesse caso, de preferência especialista em nefrologia.
Fonte: Juliana Melo – Site Patas da Casa
Câncer de vários tipos afetam bastante o golden retriever. De um estudo de 1998 nos Estados Unidos, mais de 60% da morte do golden retriever foi devido ao câncer, tornando-o o maior risco terminal à saúde enfrentado pela raça como um todo.
Os tipos de câncer mais comuns que afetam a raça são:
Embora algumas dessas condições possam ser tratadas com sucesso, seja através de cirurgia ou quimioterapia/radioterapia, muitos dos diferentes tipos de câncer canino tendem a se repetir.
Por isso é recomendado levar o seu Golden ao veterinário pelo menos duas vezes por ano para garantir que está tudo bem. Você pode tratar o câncer a tempo!
Uma das condições mais comuns que se apresentam nos cães golden retriever é a displasia da anca, que é uma condição hereditária. O teste do quadril pode ser realizado em cães-mãe em potencial antes da criação, para identificar uma predisposição potencial à condição de seus filhotes.
A displasia do quadril é causada por uma malformação dos quadris, fazendo com que eles deixem de se sentar adequadamente, levando a uma marcha incomum e, às vezes, a problemas de movimento, acompanhados de dor.
A displasia da anca não se torna totalmente aparente em cães até os dois anos de idade e, se a condição não for diagnosticada nessa idade, é improvável que ela se apresente mais tarde.
Existem várias alternativas cirúrgicas para corrigir ou melhorar a displasia da anca em cães.
A displasia do cotovelo também afeta um número razoável de cães da raça, que por sua vez é uma condição que pode ser rastreada antes do nascimento.
Entre a displasia da anca e a displasia do cotovelo, cerca de 20% de todos os golden retrievers serão afetados por uma ou ambas as condições, o que torna os testes pré-natais para reduzir a incidência de doenças muito importantes.
A raça Golden Retriever é particularmente propensa a uma gama muito variada de doenças oculares, onde a catarata na maturação é a doença ocular mais comum observada na raça como um todo.
Outras condições oculares potenciais podem incluir atrofia progressiva da retina ou PRA, levando a possível cegueira, glaucoma e entropia. Distrofia da córnea e displasia da retina também são observadas na raça, mas com menor taxa de incidência.
Fonte – Site Meu Amigo Pet
Consulte sempre um veterinário!.